Entenda como o feedback é fundamental em um ambiente corporativo.
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Independentemente da empresa ou cargo, qualquer pessoa deve passar por uma análise e entender se está cumprindo com as expectativas e resultados. Para isso, o feedback é algo fundamental em um ambiente corporativo.
Essa avaliação, no entanto, pede cautela e consciência sobre o local, momento apropriado, maneira de falar e tipo de feedback.
São diversas as formas de comunicar um ponto de vista para outro colaborador em busca de um melhor ambiente e relacionamento entre a equipe.
Segundo o CEO da abler, Alisson Souza, o feedback é essencial nas etapas de desenvolvimento de um colaborador.
“Isso porque é justamente essa análise que conseguirá passar pontos de vista quanto a demandas, desempenho ou comportamentos, dando um real retorno para aquele colaborador sobre todo o seu trabalho. É uma forma de fazer com que o trabalhador perceba questões que antes ele não havia percebido, como pontos de melhoria ou que podem ser reforçados”, revela.
Adotar uma filosofia de feedback, no entanto, não substitui as avaliações de desempenho.
“As duas são ações que se complementam, tendo em vista que, muitas vezes, após a avaliação de desempenho com os colaboradores, cabe ao gestor dar um retorno para os seus liderados sobre a avaliação. Ou seja, são ferramentas que se complementam justamente para melhorar o desempenho daquele membro da equipe”, pontua Souza.
Para o especialista, é importante evitar que o feedback tenha um viés negativo para o colaborador.
“Para que isso não aconteça, o primeiro passo é criar uma cultura dessa prática, em que a troca entre líder e colaborador seja algo considerado natural dentro da organização. Outro ponto importante é a utilização de diferentes modelos de análise, sejam elas positivas, negativas, construtivas, corretivas ou motivadoras. Existem dinâmicas que se encaixam em diferentes situações, fazendo com que essa informação seja recebida de um jeito menos doloroso”, relata.
O setor de Recursos Humanos (RH) tem um papel fundamental na criação e divulgação dessa cultura de feedbacks dentro de uma empresa.
“O RH se torna um disseminador, oferecendo análises para suas lideranças e para os colaboradores, fazendo com que esse exemplo seja seguido por membros de outras áreas de uma mesma organização”, declara Alisson Souza.
Alguns procedimentos devem ser seguidos após receber ou oferecer um feedback.
O CEO finaliza dizendo que o primeiro passo é formalizar o que foi dito, ressaltando a importância de deixar registrado os pontos levados para que possa ser feita uma avaliação com o colaborador, considerando o que deve ser melhorado a acompanhado se determinada situação continuar acontecendo.
“É justamente por esses registros e acompanhamentos que novas ações serão realizadas para que as análises gerem resultados positivos”.
Com informações da Carolina Lara Comunicação
Fonte: Contábeis
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